Como devo Fazer a Declaração do Imposto de Renda

Termina dia 30 de Abril o prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda.

Caso o sistema esteja congestionado e a pessoa não consiga declarar o imposto até o dia trinta, ela sofrerá uma multa de 1% sobre o valor do imposto devido, mesmo que ele já tenha sido pago, no mínimo 165 reais. O próprio programa gera uma guia para que seja paga a multa. Caso esteja faltando algum documento , poderá ser entregue incompleta, depois pode corrigir que não será cobrado. Se houver retificação, não é permitido que se mude a forma de impor tributos entre completa e simplificada. É importante lembrar que no dia 30, é o vencimento da primeira cota para quem tem impostos a pagar.

Pago pensão alimentícia para minha filha em juízo isso vem descontado em minha folha de pagamento, como devo fazer minha declaração? Vai fazer a declaração tendo a filha como dependente e todo o valor da pensão na ficha de rendimentos recebidos do dependente. Se a pensão for de alto valor, mais do que R$1.400 por mês, sujeito a fazer um carnê-leão que terá que ser recolhido todos os meses. Se não fizer o recolhimento, terá uma multa de 50% a mais do valor do imposto de cada mês.

——————————————-

Em 2008/2009 declarei um terreno, mais em 2009 eu vendi este terreno e dois dias mais tarde comprei uma casa no mesmo valor, onde e como devo declarar a entrada do dinheiro que comprei minha casa? Ou devo declarar somente a casa atual?

Esta operação está isenta por ter feito uma venda e ter comprado um imóvel no mesmo valor. É necessário que se preencha o Gecap- 2009 com todas as informações de quem vendeu e de quem comprou. O próprio programa pergunta se a aplicação do dinheiro foi feita na compra de outro imóvel. O Gecap é um programa encontrado no site da receita exportando dados para a declaração do imposto de renda. Quando for declarar bens, o campo situação 2009 deixe em branco na casa antiga, e abra um item para a casa nova, e preencha o valor na situação em 2009.

————————————————–

Trabalho para uma empresa estrangeira, meu pagamento é depositado em uma conta na Europa. Como faço para declarar este rendimento? É feito através de um carnê-leão. Mesmo que se deposite no exterior, no Brasil você tem que preencher o carnê.

O imposto será recolhido todo mês.

————————————————–

Pensão em caso de morte em acidente de trabalho não é preciso declarar?

É isenta. Tem que informar isso na ficha de rendimento isentos, lá tem uma linha própria para esses casos de morte.

—————————————————

Tenho um salário maior no qual exige-se que eu declare o IR, mais não é com carteira assinada. O que acontece se eu não fizer a declaração? Recebo R$ 1.200 registrado em carteira e um pouco em outro serviço sem registro, que passa do valor exigido.

Nesse caso fica um pouco mais difícil. Perante as leis trabalhistas, receber dinheiro por fora é considerado ilegal. Legal é tudo que você recebe registrado. Você terá problemas quando for adquirir algum bem, pois não terá como explicar de onde vem esse dinheiro que você tira por fora. Todo aumento de patrimônio é tributado. É necessário acertar essa questão com a empresa.

—————————————————

Tenho empréstimo consignado descontado em folha de pagamento como faço pra declarar? Na ficha de dívidas e ônus. Coloca-se o nome da empresa, o CNPJ e o valor que foi emprestado como saldo em 31 de dezembro de 2009.

—————————————————

Me aposentei por invalidez em 2009. Ganhei uma ação trabalhista (horas extras) que se refere ao período entre 2002 e 2007. Eu tenho imposto sobre esse valor ou não, sendo inválida e meus rendimentos são não coletados?

Sendo indenização por hora extra, é tributável. Rendimentos de empresas são coletados, independentemente se é uma pessoa ou não. Isento são aqueles rendimentos do INSS. É aconselhável que se tenha um comprovante emitido pela empresa que fez o pagamento, que vem especificado o que é isento e o que é tributo.

————————————————

Como devo declarar com pra e venda de ações à vista?

Ter um limite. De até 20 mil reais, o valor alienado é isento. Se comprei ações por 12 e vendi por 22 mil, tem que ser apurado o ganho. Os 10 mil são tributados em 15% e deverão ser recolhidos no próximo mês à data que foi vendido. Caso vendesse por 18 mil, os 6 restantes serão indicados como rendimentos de declaração no fim do ano.

————————————————

Meu marido perdeu o emprego em agosto de 2009. Ele pode ser meu dependente?

Pode ser sim. O ganho que ele teve de janeiro até agosto tem que ser incluído na sua declaração. Precisa ver se é vantagem. Um ponto que vai para a malha fina é esquecer de por os rendimentos dos dependentes.

———————————————–

Como declarar auxílio doença previdenciário recebido? Tem que constar o INSS com fonte pagadora?

Nesse caso é isento. Tem uma linha onde é indicado isso.

———————————————-

Financiei um carro em meu nome, só que é para o meu irmão, ele paga as prestações porque o carro é dele. Eu faço como a declaração?

O carro consta na sua declaração, pois o financiamento está em seu nome. Quanto ao pagamento do seu irmão, tem que justificar como se ele estivesse lhe doando.

Declaração do Imposto de Renda empréstimo consignado patrimônio pensão alimentícia

Artigos Relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*