Como Tirar Seu Passaporte Na Polícia Federal

Como Tirar o PassaporteAntes de saber como tirar seu passaporte, aqui vai uma dica muito usada: nunca deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje. Ou seja, se você está pensando em viajar, já comece adiantando essa parte. Afinal o passaporte é um documento que sem ele você não consegue viajar para diversos lugares do mundo.
*O pedido de passaporte só pode ser feito pela pessoa titular dele.
* A pessoa que tiver interesse em retirar o passaporte comum tem que ser brasileiro nato ou naturalizado aqui no Brasil.
* Primeiro passo a ser dado, acesse o site do Departamento da Polícia Federal.
* Lá no site a pessoa clica no link “Informações gerais e requerimento para passaporte” e selecione corretamente o lugar onde você quer fazer o requerimento do documento.
* Leia com atenção tudo o que estiver sendo informado e clique em “emissão do passaporte”.
* Pegue o formulário e preencha com seus dados, em seguida digite o código de segurança e confirme.
* A seguir você vai clicar em “gerar protocolo”. Depois você vai clicar em “gerar GRU” ( Guia de Recolhimento da União).
* Se você tiver dúvidas quanto ao preenchimento dos dados, é só ligar no 0800-9782336 ou então envie uma mensagem para o e-mail cau.cti@dpf.gov.br.
* Vai ser gerado o boleto da GRU, ou taxa para pagar e você deve pagar até a data do vencimento.
* A taxa do passaporte comum ICAO, de cor azul, é de R$156,07 reais. Agora se você vai dar entrada em um novo sem apresentar o anterior ( válido ou não) o valor será de R$312,14.
* Depois que você estiver pago a GRU, você deve se dirigir até o posto da Polícia Federal com todos os documentos originais exigidos, o protocolo que solicita o passaporte e o boleto da GRU já pago
* Em alguns postos da Polícia Federal, é preciso agendar antes, o que ajuda muito a pessoa que pretende dar entrada no passaporte.
Talvez você consiga uma data bem a frente do dia que você deu entrada, mais você vai ser atendido rápido e vai passar pouco tempo no posto da Polícia Federal.
Observe no site se é necessário marcar o atendimento no posto que você escolheu.
*Nesse site você pode consultar como está andando o processo de emissão, agendar novamente ou para fazer o cancelamento do atendimento.
*O passaporte geralmente é entregue em seis dias úteis, é entregue pessoalmente ao titular, com apresentação da carteira de identidade e assinatura do titular no recibo.
* Os passaportes que foram requeridos e não foram retirados durante 90 dias são cancelados automaticamente.
* O passaporte tem validade de cinco anos.

Os Documentos necessários são:

O RG e a Certidão de Casamento devidamente averbada, se esse for o caso, para pessoas que em razão de casamento , divórcio ou separação tenham seus nomes alterados;
O RG ou a Certidão de Nascimento para aqueles que forem menores de 12 anos;
Comprovar que está em dia com a Justiça Eleitoral e o Título de Eleitor, pelos comprovantes da última eleição que você votou ( se houve dois turnos, os comprovantes dos dois). Se você não levar os comprovantes, deverá apresentar uma declaração da J. Eleitoral de que suas obrigações eleitorais estão quites, ou uma Justificativa Eleitoral;
Documento provando que você está quite com o serviço militar obrigatório, para os homens a partir do dia primeiro de janeiro quando completam 19 anos até 31 de dezembro do ano que fizerem 45 anos;
Para os Naturalizados, o Certificado de Naturalização;
O comprovante de que foi paga a taxa, mediante a GRU ( Guia de Recolhimento da União);
Apresentação do passaporte anterior, mesmo se não valer mais. Se não for apresentado por qualquer razão, você pagará a taxa em dobro;
Se o seu passaporte era válido e foi inutilizado por alguma repartição consular ou da imigração estrangeira, aqui no Brasil ou mesmo no exterior ( por deportação ou teve seu visto negado), isso não o impede de fazer o pedido de um novo passaporte. Mas para que você possa dar entrada em um novo passaporte, é necessário que você apresente o documento para que seja cancelado.

Dúvidas entre no site da Polícia Federal: www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/
Para os menores de 18 anos:

• Eles necessitam de uma autorização específica para passaporte de seus pais ou responsáveis legais. Esse documento deve ter firma reconhecida no cartório com autenticação, na solicitação  ( campo 33), com o número da identidade do responsável, órgão emissor, assinatura e data da emissão.
• Caso um dos pais não autorize, o problema é solucionado pelo Juiz da Infância e Adolescência.
• Ao receber o passaporte o menor deverá estar acompanhado por um dos pais ou seu representante perante a lei.
• No pagamento da taxa de entrada do passaporte do menor será necessário usar o CPF do seu representante ou de um dos pais do menor.
• Caso venha falecer um dos pais ou até mesmo os dois, é preciso apresentar a certidão de óbito original.

como tirar seu passaporte documento passaporte Polícia Federal visto

Artigos Relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*