Cursos e Informação Mulher Na Construção Civil

O gosto pela Construção Civil é um fenômeno recente no contexto feminino brasileiro, cresceu a procura de mulheres por profissões que antes eram consideradas masculinas.
O envolvimento das mulheres na Construção Civil contribui com a empregabilidade, muitos projetos voltados para a capacitação estão sendo desenvolvidos como: o Projeto mão na massa e o Projeto Mulheres em Construção. Muitas mulheres que se interessam em cursos de formação em obras da Construção civil, têm o interesse em exercê-lo nas rotinas domésticas, como reforma da casa, serviços de hidráulica e eletricidade, serviços de Pedreiro(a), Carpintaria.
As mulheres, na verdade na Construção Civil já são trabalhadoras antigas sempre dedicadas na compra de materiais, pesquisas revelam que 54 % das compras de material de contração são feitas por mulheres, eles procuram, pesquisam preços e qualidade.

Talvez, a desmistificação do trabalho feminino na Construção Civil tenha surgido de cima, pois aumentou o número de mulheres na área de engenharia civil. Lembrando que as iniciativas surgidas com os Projetos também são inibitivas de se vencer preconceitos, pois se por um lado muitas mulheres se interessam pelas profissões na área de Construção Civil, ainda há muito preconceito como é o caso de se terem poucas mulheres na venda de materiais de construção.

Apesar dos números crescentes a realidade mostra que mulheres nas áreas de engenharia como um todo é um número aquém se comparado com outras profissões, o CONFEA criou um grupo de Trabalho a fim de discutir a inserção das mulheres nas profissões de Engenharia.
Sendo que a Arquitetura é a área da construção Civil que mais tem adeptas.
Na luta pela inclusão das mulheres na Construção civil estão a participação massiva das ONGS, como a ONG Grupo eEduca , os Projetos da ONG têm cunho social com o objetivo  de garantir a empregabilidade das jovens que participam do Projeto.
Para saber mais, acesse as páginas dos principais projetos para cursos de qualificação no Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo: www.projetomaonamassa.com.br/ e também: www.mulheremconstrucao.org.br/mulher-na-construcao/

Cursos e Informação Mulher Na Construção Civil

Artigos Relacionados