Cursos Técnicos Pronatec Vinculados ao Seguro-Desemprego

O MTE- Ministério do Trabalho e Emprego divulgou novas regras quanto ao seguro-desemprego e cursos técnicos do PRONATEC em todas as cidades onde possui o SINE.
A nova regra já está em vigor e estabelece que o trabalhador desempregado para retirar o Seguro-Desemprego pelo terceiro mês deverá comprovar que está realizando cursos profissionalizantes ,que são disponibilizados de forma gratuita pelo Pronatec -Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego que oferece os cursos em parceria com instituições como o Senai, Senac e o IF- Institutos Federais que serão disponibilizadas no SINE das cidades.
Essas instiuições de ensino profissional oferecem cursos para mais de 15 mil trabalhadores em cada unidade regional, dentro do território nacional.
O Pronatec que oferece cursos de forma gratuita também concede alimentação, transporte e todos e material didático.
Os cursos são bem diversos para qualificação técnica e profissional e duração mínima de 160 horas.
Só no Senai serão oferecidos 8.716 vagas e no Ifam o número de vagas será igual a 5.080 vagas.
A medida de vincular o seguro – desemprego á frequência em cursos do Pronatec é evitar fraudes, pois o seguro-desemprego é um auxílio temporário, enquanto o trabalhador se organiza financeiramente e como um auxílio para que o trabalhador possa se recolocar no mercado de trabalho.
Os cursos profissionais oferecidos de forma gratuita tem importância social e educacional para o desenvolvimento e empregabilidade, pois o maior auxílio que um trabalhador desempregado pode obter do estado é a qualificação profissional e a recolocação no mercado de trabalho.
Mais informações no site: portal.mte.gov.br/seg_desemp/

cursos técnicos PRONATEC 2012 SINE cursos técnicos pronatec seguro desemprego

Artigos Relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*