FGTS Fundo de Garantia Informações Importantes Para Você

FGTS- Fundo de Garantia Informações

Você já ouviu falar em seguro desemprego ou FGTS quem já conhece sabe qual é a sua finalidade mas muitos nem se que quer ouviu falar. Bom leia atentamente este post e com certeza algumas dúvidas serão sanadas. Isso por que o FGTS é um direto seu como cidadão!

Todas as pessoas trabalham buscando atingir algum objetivo com isso. Algumas pretendem adquirir experiência profissional, outras buscam conseguir um bom salário para, conseqüentemente, realizar outras coisas na vida; ou então as duas coisas. Porém, em muitos casos, ocorre de os trabalhadores serem despedidos – também por diversas razões, sendo que uma delas pode ser de forma “amigável” – ou seja, quando a pessoa quer sair, mas para não deixar de receber seus direitos, faz um acordo com o patrão (de forma legal) e é mandada embora.

Sendo assim, todo trabalhador que é despedido de seu emprego, pode e deve receber: férias, pagamento do último mês trabalhado, seguro desemprego e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Todos eles são direitos de toda pessoa que trabalha com contrato formal (regido pela Consolidação das Leis do Trabalho).

O FGTS, no caso, também é um direito de trabalhadores rurais, empregados temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais. Além desses, os empregados domésticos e diretores não empregados podem ser incluídos no sistema caso o empregador assim deseje.

O objetivo desse benefício é dar ao trabalhador proteção financeira em situações difíceis, como a demissão sem justa causa ou a ocorrência de doenças graves. Além disso, ele pode ser utilizado como uma espécie de poupança, pois fica retido em uma conta corrente e pode ser sacado, por exemplo, quando a pessoa tem o contrato de trabalho encerrado por prazo determinado. Ou ainda quando vai casar, adquirir a casa própria em casos de aposentadoria ou em alguns casos de doença.

Para obter o direito à ele primeiro é necessário que seja aberta uma conta na CAIXA no nome do trabalhador. Com isso, todos os pagamentos que forem sendo recebidos pelo empregado, cerca de 8% do salário será depositado nessa conta.

Não deixe de receber seus direitos.

Para outras informações sobre o FGTS, acesse o site abaixo: ww.fgts.gov.br

demissão sem justa causa Informações Sobre o FGYS Leis do Trabalho seguro desemprego

Artigos Relacionados