Fibra Alimentar Muito Importante Para Manter a Saúde

fibra-alimentar-muito-importante-para-manter-a-saude

Para que se consiga manter o equilíbrio na alimentação é preciso que se faça um consumo correto de fibras. Para as pessoas que necessitam manter controle quanto ao peso esses alimentos ricos em fibras são fortes aliados.

A ingestão de alimentos ricos em fibras diminuiu no decorrer da história da alimentação, isso acontece pelo fato de que vivemos em constantes mudanças em nossa alimentação. A falta de consumir mais cereais menos refinados, legumes e a falta de consumir mais frutas e também vegetais, originam o surgimento de algumas doenças comuns que costumam aparecer nos países mais desenvolvidos.

As estruturas dos vegetais, esse é o que chamamos de fibra: são substâncias que dão forma e estrutura para as plantas.

A Fibra no contrário da maior parte dos nutrientes, não digere e nem absorve, mesmo sendo de uma importância valiosíssima para nossa saúde. Ela não contém calorias.

Os cereais integrais são os alimentos mais ricos em fibras e são encontrados no: trigo, na aveia assim como em outros cereais, os vegetais e os legumes como: a lentilha, o feijão, grãos, os frutos secos e as frutas secas também.

Aquela pelinha que cobre o grão de trigo, leva o nome de farelo de trigo, é uma substância riquíssima em fibras, mais devido a prática da refinação, esse farelo é separado do grão, fazendo com que os alimentos tenham uma baixa no teor de fibras ( é o que acontece com o pão branco, tipo esqueleto, sem nada).

No geral podemos fazer a divisão das fibras em dois tipos: as que podem ser dissolvidas e as que não podem ser dissolvidas. Esses dois tipos de fibras são encontradas nos vegetais, só que em combinações e quantidades diferentes.

A fibra que pode ser dissolvida é encontrada em cereais ( especialmente na aveia), nas frutas, nos legumes e vegetais.

No caso do intestino delgado, a fibra solúvel tem ação mais lenta na retenção do açúcar, evitando que o nível de açúcar no sangue suba rapidamente, esse é um fato particular que beneficia os diabéticos. Por outro lado essas fibras ajudam na redução do colesterol no sangue, juntando-se ao colesterol que é encontrado na bílis, que é excluído junto com as fibras, ao invés de ser absorvido novamente. Nos cereais, principalmente no trigo, arroz e no milho assim como em todo tipo de vegetal, encontramos as fibras insolúveis.

Estes dois tipos de fibras funcionam como verdadeiras esponjas no intestino e estômago, pela capacidade de reter água que elas possuem. Ajudando o intestino a funcionar melhor, dando condições  das fezes a transitar no intestino. Desenvolvendo um papel muito importante na prevenção da prisão de ventre.

Além dos alimentos ricos em fibras terem poucas calorias, eles estendem por mais tempo a sensação de satisfação, ajudando assim as pessoas que precisam manter seu peso controlado. Através de estudos científicos são sugeridos o consumo de alimentos ricos em fibras, isso pode ajudar na redução de incidência de alguns tipos de câncer como: de mama, reto, de cólon.

Antes pensava-se que o consumo excessivo de fibras na alimentação prejudicaria a absorção de ferro e cálcio. Mas segundo investigações basta apenas uma ingestão, de 50g de fibra ao dia ( é mais do triplo que é ingerido em média, por um europeu), pode apresentar instabilidade dessa natureza. Um adulto pode fazer uso diário de fibra cerca de 20 a 35 gramas.

O que deve ser ingerido para que aumente essa quantidade:

Cereais de pouca refinação: arroz integral e massa, pão de mistura ou integral, cereais ricos em farelo de trigo, etc.

Todos os dias: saladas in-natura, sopas de legumes e legumes cozidos no vapor.

Leguminosas: favas e ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, e feijão;

De sobremesa ou nos intervalos entre as refeições: coma frutas.

A fibra para desenvolver sua função normal, você deve tomar água o suficiente entre 1,5 a 2 litros.

Fonte: nutridoc.inforportal e Site Médico

alimentos ricos em fibras cereais equilíbrio na alimentação fibras Frutas legumes vegetais

Artigos Relacionados

One comment

  1. Oi, Luciana!
    Li seu post e fiz uma rápida pesquisa: queria saber se existe algum site que forneça a criação de dietas online e encontrei esse:www.avanutri.com.br/online-conheca.asp# é pago (tem teste, acho) mas é legal. É importante entender a necessidade de uma dieta balanceada. Pra quem tem essa dificuldade, de saber dosar, acho que vale a pena buscar um profissional de nutrição. Não por questão estética, saúde mesmo.

    Abs!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*