Manual do Procon Para Casamentos e Noivas

Manual para Casamentos e Noivas

O PROCON preparou um Manual para Noivas com dicas para casais de noivos que querem realizar o seu sonho de casar com toda a cerimônia que tem direito, mas que não precisam sofrer abusos contra os direitos do consumidor.

São dicas simples, mas que as pessoas esquecem com toda a correria dos preparativos. Dicas: como não gastar mais do que o necessário por serviços, quanto ao local religioso, à paróquia que pode oferecer, mas não pode obrigar um pacote de serviços, os noivos podem consumir apenas o que desejam.

Para formalizar o que ficou acertado é ideal a assinatura de um documento, contrato firmado entre as partes, constando apenas os serviços que foram contratados.

Também consta no Manual Orientação sobre cartório, pois muitos não sabem que tem direito ao casamento gratuito civil, os serviços diferenciados do cartório mediante uma taxa fixa, permite que o juiz de paz vá até a celebração do casório.
Outra dor de cabeça para os noivos são os gastos com gráficas para convites, é importante ressaltar que se os trabalhos não ficarem conforme o combinado, o consumidor tem direto á re-execução do trabalho sem maiores custos ou a devolução da quantia paga.

Na festa é bom verificar quais os serviços do bufê, se vale a pena contratar um pacote que contenha serviços completos de vídeo filmagem, estacionamento, a um custo elevado e se oferece higiene, limpeza e segurança.

Veja o Manual na integra: www.procon.sp.gov.br.

Os cuidados na locação dos trajes, o PROCON lembra a importância de descartar contratos verbais, tudo deve ser documentado e assinando, o modelo dos trajes, a cor, tecido, valor, condições de entrega, devolução, etc. para que o consumidor não seja prejudicado e nem a locadora quanto aos objetos locados com condições de qualidade das roupas e valores. O mesmo vale para serviços de costureira, é bom exigir um modelo desenhado das roupas que serão confeccionadas.

Outro fator de reclamação dos consumidores tem sido Foto e vídeo, não só nos casórios, mas em outras comemorações. O cliente deve assegurar que suas preferências de serviços serão entregues, se o álbum está incluso, quais as condições de pagamento, qual o número mínimo, se todas as fotos não ficarem boas, o ideal é que o trabalho do fotografo seja conferido antes.
Como também nas escolhas das músicas, para cerimônia e festa, é necessário acordar o repertório para que não haja surpresas.

O transporte que muitas vezes funciona como a locação de carros diferentes (limusines, carros antigos, calhambeques) do que as pessoas guiam no dia a dia. Por isso, a cor, modelo devem ser de acordo com o desejo do consumidor, a higiene impecável, o motorista também com trajes formais, elegantes, afinal é um momento de sonho para o casal, tudo isso deve estar no contrato, para não haver decepções.
O manual alerta que todos os serviços devem ser pesquisados quanto ao custo e benefício do é que oferecido pelas empresas, quanto ao valor e condições de pagamento e qualidade.

casais de noivos direitos do consumidor procon manual de orientação sonho de casar

Artigos Relacionados