Mosaico Como Fazer Esta Arte Milenar E Ganhar Dinheiro

Como Fazer Mosaico - Tampão de MesaA maneira de fazer Mosaico é muito antiga. No Império Romano  existe registros dessa técnica de artesanato de juntar pedaços de cerâmica ou azulejos, também em Constantinopla, no século VI. Na Mesopotâmia estão os mais antigos Mosaicos, hoje o Iraque. Os egípcios fizeram, belos trabalhos desta arte e decoravam objetos, jóias, paredes, pisos e muitas outras coisas.
O trabalho para se fazer o mosaico em peças pequenas é rápido e prazeroso, pois o resultado  é bastante satisfatório. Em paredes,  pisos, tampão de mesa, números da casa,  o trabalho, logicamente, é maior e precisará de paciência e mais tempo do artesão, dependendo do tamanho do desenho.

O artesão precisará ser: paciente, criativo e harmônico. E a técnica consiste em  montagem de desenhos que você fizer em determinados objetos ou lugares, com pequenos retalhos: de azulejos, pastilhas, cerâmicas, mas também podem ser usados:  pedras, e cacos de louças. E essas peças recortadas, são coladas próximas umas das outras, deixando um espaço entre elas para colocar o rejunte, produzindo efeito visual, como exemplo: o tampão de mesa dos peixes (na foto). Veja co artesanato

Mosaico em base de MDF ou Compensado

Este material possui a vantagem de ser barato, plano, não empena e não dilata. Porém não pode ficar exposto ao sol nem a chuva, então é indicada para interiores sem umidade. Madeira também não é recomendada por empenar e dilatar. Aplica-se o desenho de sua vontade na superfície ou use “formas” para o desenho, aplicando em seguida a cola e os pedaços de azulejos ou cerâmica, et. e tal harmoniosamente. Após da secagem  por algum tempo, aplica-se o rejunte de azulejos na cor que preferir. A peça estará pronta depois de curar o rejunte, isso de depois de 7 dias. Finalmente a cura, pode-se aplicar uma emulsão de silicone seguido de cera em pasta incolor.

Mosaico em base de cimento ou pedra Ardósia

Esta base, como tampões de mesa, pias, mesas de jogos, etc. É resistente à intempéries do clima, podendo ficar tanto internamente como externamente. Para iniciar o mosaico em base de cimento ou pedra ardósia: faça o desenho na superfície ou use molde, para fixar as peças, neste material é preciso usar argamassa para azulejos ou para pastilhas de vidro. Depois de fixadas as peça aplique o rejunte, como no processo anterior do MDF ou compensado, deixe curar o rejunte por 7 dias e aplique emulsão de silicone e cera em pasta incolor.

Mosaico em Cerâmica

A cerâmica como base para o mosaico, como exemplo: vasos, jardineiras é preciso utilizar impermeabilizante internamente, usando: tinta betume, passando duas demãos, para que não haja infiltração, pois pode danificar o mosaico.
O processo é o mesmo para cimento ou ardósia, só tomar cuidado com a infiltração de água.

Cuidados especiais para se fazer mosaicos

– utilizar óculos de segurança para cortar as peças com a torquês;
– argamassa e rejunte pode prejudicar a pela das mãos, utilize luvas;
– use rejunte colorindo, não branco para colorir depois, pois, a cor pode ficar diferente na hora de secar e também para encontrar a tonalidade desejada é difícil;
– pegar as peças pequenas de pastilhas ou azulejos com pinça ou outra ferramenta para cortá-las;
– procure deixas as peças do mosaico niveladas, para que não tenha alturas diferentes, prejudicando o resultado do trabalho;
– use impermeabilizante nas peças de cerâmicas se estas tiverem contato com água e umidade;

– Controle bem a quantidade de água na hora de fazer a argamassa e o rejunte. Eles não podem ficar muito moles, dever ficar uma pasta consistente. Se o rejunte ficar muito mole, poderá rachar depois de seca – se isto acontecer passe rejunte de novo nas rachaduras.

O trabalho de mosaico é muito gratificante, bote a mão na massa e experimente, use a sua criatividade e passe a ganhar dinheiro ou como fonte de renda, faça, Tampões de Mesa, Numerações para Casas, Vasos, decorações em paredes, Jardineiras, Porta Revistas, Porta Utilidades, detalhes em banheiros/cozinhas/área de lazer e outras ideias.

Como Fazer Mosaico Como Fonte De Renda Mosaico Como Fazer Esta Arte Milenar E Ganhar Dinheiro

Artigos Relacionados

6 comments

  1. Esta é uma forma de termos um fonte de renda extra. É umtrabalho bonito, e muita gente gosta!

  2. Salete Duarte Paiva

    Sou professora e trabalho com a História da Arte, Ensino Médio. Estou sempre a procura de novidades e técnicas para trabalhar com as turmas. O mosaico é muito interessante para oficinas em sala de aula. Agora estou pensando em fazer um painel.

  3. oi meu nome e ludlydia tenho 10 anos eu adorei o site de voces achei muito enteressante e da pra ganhar um bom dinheiro.
    em fim o site de voces eu aprendie fazer o trabalho que o meu prof: de artes ensinou quando chegar novidades avise o meu imail
    grata: ludlydia

  4. Srs.
    Voces podem me indicar onde posso comprar as bases em cimento ou ardósia para tampos de mesas?
    Muito obrigada
    fico no aguardo
    Márcia

  5. não dá pra resumir

  6. jessica ribeiro

    Bom eu acho que a arte de fazer mosaicos é uma arte muito bonita e encantadora.Eu acho que se mais pessoas gostasse mais de fazer ou pelo menos gostar de artes irá perceber o quanto o mosaico é uma arte inovadora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*