Museu da Santa Casa SP Acervo Com Cinco Mil Peças

Museu da Santa Casas SP

Muitos objetos históricos fazer parte o acervo do Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, como: artes sacras, muitos instrumentos médicos, equipamentos farmacêuticos, móveis e algumas esculturas de uma originalidade incrível. Museu é composto por oito salas e conta hoje com mais de cinco mil peças, boa parte relacionada à área da Saúde.

Um dos destaques do museu é a Sala de Medicina, que é composta por cerca de 1.800 peças, como grampeadores metálicos para cortes cirúrgicos, seringas e agulhas da década de 1920, microscópios alemães, máscaras para anestesia geral feitas de metal, além de aparelhos oftalmológicos.

Um armário, utilizado na primeira farmácia do Hospital Central, em 1883, faz parte da decoração da Sala de Farmácia. Aproximadamente 700 objetos estão no acervo, composto por balanças, vidros de remédios e algumas fórmulas que eram utilizadas antigamente na produção de medicamentos. O espaço é totalmente dedicado a história da Farmácia e a todos os profissionais farmacêuticos que atuaram na Santa Casa, desde 1874.

Museu da Santa Casas SP

Em outro espaço, os visitantes se deparam com a Roda dos Expostos, objeto utilizado para receber crianças que eram abandonadas pelos pais que se julgavam incapazes de criá-las. Entre 1825 à 1950, a roda recebeu mais de 4 mil bebês. Todos estão relacionadas em um livro que também faz parte do acervo.

As obras expostas no Museu são, em sua maioria, provenientes de doações de ex-funcionários, médicos, enfermeiros e provedores que passaram pelo hospital, conhecidos como “Memórias da Misericórdia”.

Anote o endereço: Dr.Cesário Mota Jr nº 12 – Vila Buarque, o espaço é aberto ao público, funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30. o site oficial é: (www.santacasasp.org.br/portal/site/quemsomos/museu).

Ótima Visita Cultural em Sampa!!

arte sacra diversas esculturas documentos históricos Museu da Santa Casa SP

Artigos Relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*