NFe 245 rejeição: cnpj Emitente não cadastrado

A NFe – Nota Fiscal Eletrônica consiste em um documento que registra a circulação de mercadorias e de serviços é processada online e para isso é necessário fazer o CREDENCIAMENTO DA EMPRESA junto a SEFAZ, sem isso há o retorno de Rejeição: cnpj Emitente não cadastrado.

Sendo que a nota fiscal eletrônica é um documento que existe apenas de forma digital, emitido de forma digital e também armazenado e enviada a Secretaria da Fazenda online.

Ele entrou em vigor desde 2006 e veio substituir as notas impressas dos modelos A1 e 1.
As empresas que pretendem emitir a nota fiscal eletrônica devem seguir os passos:
Deve possuir um certificado digital,
Ter acesso á internet,
Ter um programa que acessa emissor de NFe ou utilizar um programa disponibilizado pela Sefaz-SP que é fácil de usar e de baixar.
Outras recomendações da Sefaz que o emissor deverá portar senha da Própria Sefaz, para isso é necessário ir até um Posto Fiscal (São Paulo, Osasco, Guarulhos, SBC, SJC, Santo André, Ribeirão Preto, Franca, Sorocaba, Campinas, Taboão da Serra e outras) Pesquise AQUI o seu: www.fazenda.sp.gov.br/regionais/unidades.
Com a senha é possível acessar os serviços do Posto Fiscal Eletrônico, inclusive a transmissão da NFe..
Ao emitir a nota fiscal o emissor pode encontrar a mensagem:
245 – REJEIÇÃO CNPJ DO EMITENTE NÃO CADASTRADO.
Essa mensagem é gerada porque o CNPJ da empresa ainda não foi cadastrado em órgão responsável pela nota fiscal eletrônica.

Quando isso acontece recomenda-se que o empresário solicite ao seu contador (ou você mesmo o faça) o credenciamento e cadastro da empresa, que é o preenchimento de um formulário fornecido pelo Posto Fiscal para Emissão de Senha Online. É necessário levar o Contrato Social e assinatura e documento do responsável por ela,  é fácil e rápido. Depois aguarde um dia útil para conseguir entrar no sistema colocando o Usuário e senha no link no final da página do link abaixo.

Mais informações, entrar no sistema para transmissão da NFe, podem ser obtidas pelo site:
www.fazenda.sp.gov.br/nfe/credenciamento/credenciamento.asp.

Espero que este artigo ajuda a você nesta jornada de início de transmissão de NFe, pois eu passei por isso.

Credenciamento junto a SEFAZ SP NFe 245 rejeição: cnpj Emitente não cadastrado

Artigos Relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*