O Petróleo do Pré-Sal Uma Mega Reserva 2014

A Petrobras descobriu o Pré-Sal a 5 anos uma mega reserva de Petróleo que se estende do Espírito Santo até Santa Catarina e a 300 km distante da costa.

_____________________________

Veja no Novo Concurso 2014 para Cursos do PROMINP seleção para Qualificação para a indústria de Petróleo e Gás.

_____________________________

Essa descoberta foi no ano de 2004 na bacia de Santos, onde os técnicos da Petrobras suspeitavam ter o óleo precioso abaixo da camada de sal, só a dois anos as notícias realmente pegaram força.

A Reserva do Pré-Sal é a província de reserva de petróleo na costa brasileira, entre os estados do

Espírito Santo até Santa Catarina e se encontra a um a profundidade em Campos no Rio de 5 quilômetros a 7 quilômetros , na bacia de Santos a profundidade da camada de sal chegam a 2 quilômetros.
Essa denominação é dada a intervalo de rochas que estende por baixo de uma extensa camada de sal que atinge espessuras de 2 quilômetros. As reservas então a uma distância em média de 7 quilômetros da superfície.

A qualidade do óleo é de densidade de 28,5° API , baixa acidez e baixo teor de enxofre, isto são características de um óleo de alta qualidade e um ótimo preço no mercado petrolífero.

Para essa magnitude já estão criando infra-estrutura para este trabalho, a Petrobras é a única empresa mundial especializada em exploração de petróleo em águas profundas, com isso, já encomendaram duas plataformas P-55 e P-57 e outros equipamentos, 146 embarcações, para serão construídos em estaleiros no Brasil. Cerca de 70% a 80% da infra-estrutura é feita aqui no Brasil, gerando empregos em estaleiros.

A geração de empregos diretos: cada embarcação terá a capacidade de gerar 500 novos empregos e 3.800 vagas para tripulantes para operar a nova frota. E para geração de trabalho indireto serão centenas de grande oportundinades.

Fonte: Petrobras

– 28 de Outubro de 2010.

Nesta Quinta Feira dia 28 de outubro de 2010 é um marco para a economia do Brasil, já teve a primeira extração do Petróleo do Pré-Sal na Bacia de Santos Campo Tupi. O Presidente Lula esteve fazendo uma visita e ficou bastante emocionado com este marco da Petrobras. É um início de um grande desenvolvimento econômico e social, com geração de emprego, qualificação profissional com o PROMINP, desenvolvimentos das cidades onde estão localizadas com a movimentação das pessoas, distribuição de Royalties para todos os estados. Aproveite este momento, fique atendo em concursos públicos da Petrobras, cursos de qualificação da PROMINP, licitações de equipamentos e serviços, vai gerar muitos recursos para o Brasil.

ESTÁ COMEÇANDO UM GRANDE MOMENTO DO BRASIL!!

Petrobras pré-sal reserva do pré-sal reservas de petróleo

Artigos Relacionados

22 comments

  1. Olá!

    Certamente, serão criados muitos e muitos empregos pelas mais diversas regiões do Brasil com os investimentos necessários para atender ás necessidades desse empreendimento. Outro efeito colateral é que nas cidades próximas das áreas de maior relevância dos investimentos para o pré-sal é ques estpa havendo uma forte valorização dos imóveis.

    Abraços

    Francisco Castro

    • Olá, e boa noite a todos. Graças ao Governo do Lula, que veio gerar empregos a muitas famílias carentes. A descoberta do Pré sal, foi uma revolução grande. o pode quitar as dividas de muitos anos e que nenhum Presidentes anteriormente não via solução. Este é meu ponto de vista!

  2. Penso que o Brasil, após a exploração do petróleo do pré-sal, por se tornar o país mais rico do mundo, aliando a produção agropecuária, fauna e flora, exuberantes.

    O que me preocupa é a produção de dióxido de carbono (CO2) que será produzido pela queima desse combustível não-renovável, que prejudicará a já castigada camada de ozônio.

    A França, já em 2010, começará a taxar as indústrias em 17 dólares por toneda de dióxido de carbono para a camada de ozônio, provocando o efeito estufa. Os EUA estuda, também, taxar pela emissão desse gás nocivo.

    Acredito que se o governo brasileiro gastasse 600 bilhões para produzir esse petróleo, usasse para produzir energia renovável, melhorasse a agropecuária, investisse em educação, saude, pesquisa, entre outros, se tornaria da mesma forma, o país mais rico do mundo.

    Frank Sarubi

  3. “O país mais rico o mundo”???
    Isso não é um certo exagero???
    Com certeza nós temos capacidade para isto, mas será que o nosso governo está preparado para lhe dar com tamanha responsabilidade?
    O dinheiro que entrará no Brasil em consequência da extração, deverá ser muito bem administrado e direcionado para a população, caso contrário, teremos mais problemas que soluções.

  4. esta noticia para mim foi muito boa ainda mais para o meu trabalho

    valeu!!!!!!

  5. meu essas informções me ajudaram muito, para meu trabalhos escolar ..

    agradeçoo a tds

    bY: Ø?ÐIN?RIØS¹³’

  6. daniella, leny e marimar

    nosso trabalho melhorou bastante com estas informaçoês!!!!!
    valeuuuuu!!!!!!

  7. Antonio P. da Cruz

    sou estudante do 6º semestre do curso tecnólogo de petróleo e gás e até o momento o que sei é que a petrobrás não reconhece bem como não admite esta formação em seu quadro fucional dai algunas perguntas:
    por que não aproveitar da mão – de – abra local pelas estrangeiras que atuam no país?
    A Petrobrás mesmo sem o conhecimento do mec forma engenheiros e especialistas,?
    até mesmo nosso presidente que tanto se preocupa com o marco regulatório da camada pré-sal está passando despecebido quanto a isso uma vez que o tecnólogo foi criado em seu governo não devemos esquecer que o brasil vai precisar de profissionais capacitados para atuar neste cenário
    Grande parte do povo brasileiro. assim como eu,elegeu e reelegeu um homem com apenas o 2º grau a presidente da república e jamais usamos a discriminação
    a petrobrás não pode praticar discriminação intelecutal.

  8. Estou estudando para o vestibular e as informações contidas nesse texto foi de grande ajuda.
    Contudo queria frisar e concordar com Glau. Independente dos prós e contras dessa extração, a quantidade de dinheiro a entrar no Brasil será altissima, se não for bem administrado, as consequencias poderão ser catastróficas.

  9. O pré-sal é a maior descoberta de petróleo das últimas décadas em todo o mundo. Desde 2008 a Petrobrás está extraindo petróleo da camada pré-sal, em fase de teste de longa duração. A produção comercial deve ter início em 2010. O primeiro poço custou quase R$ 240 milhões para ser perfurado. A tecnologia foi aprimorada e cada poço já custa de 60 a 100 milhões, dependendo da profundidade. Um único poço de Tupi chegou a produzir 50 mil barris por dia durante a fase de teste de longa duração. O campo de Tupi, sozinho pode ter 10 poços funcionando até meados da próxima década. Em 2015 a Petrobrás prevê que será possível extrair cerca de 500 mil barris/dia. Até 2020, os vários poços do pré-sal poderão produzir entre 1,5 e 2 milhões de barris/dia, ou seja, o mesmo volume que o Brasil extrai atualmente sem o pré-sal.
    Mas antes mesmo de produzir em escala comercial, o pré-sal já está provocando impactos econômicos positivos no Brasil. Dezenas de milhares de novos empregos diretos já foram criados na indústria naval, que irá abastecer a Petrobrás e as outras empresas petrolíferas que atuam no país com plataformas, navios-sonda, máquinas, equipamentos e dutos. Também estão sendo criados outros milhares de empregos na área petroquímica, inicialmente ligados à construção das novas refinarias da Petrobrás. Em breve estas novas refinarias entrarão em funcionamento e irão contratar outros milhares. A Petrobrás tem exigido altas porcentagens de conteúdo nacional em suas aquisições de navios, plataformas e equipamentos, garantindo a geração de empregos diretos e indiretos em todas as cadeias produtivas ligadas à indústria naval e petroquímica. Isto inclui, desde a fabricação de aço em siderúrgicas, na indústria metal-mecânica, passando por fábricas de máquinas e equipamentos, até as indústrias de equipamentos eletrônicos e sistemas de comunicação.
    Entre outros fatores, as boas expectativas econômicas e o otimismo dos investidores em relação à exploração do petróleo da camada pré-sal, ajudam a explicar o enorme volume de recursos que estão sendo investidos no país. Conjugado com o aumento dos investimentos estatais e o crescimento do mercado consumidor interno, um comércio exterior mais multilateral e grande volume de reservas cambiais, o resultado é que o Brasil foi o último país emergente a entrar na crise e também o primeiro a sair dela.
    Por tudo isso é tão relevante a discussão sobre a nova lei do petróleo ou novo marco regulatório, o novo modelo de exploração petrolífera, que deve aumentar a renda petrolífera (na forma de royalties ou partilha) e o uso final destes rendimentos. Talvez este seja o debate político mais importante que o Brasil viveu nos últimos anos, pois irá definir qual será o grau de controle que o país terá sobre seu próprio patrimônio geológico, como irá usar essa riqueza e qual a política industrial para os setores relacionados.

  10. Ravena Almeida

    Acredito que não haverá “discriminação intelectual” segundo o q Antonio P. da Cruz disse anteriormente.
    A petrobrás vai precisar de mão-de-obra capacitada, isto é fato. Contudo um trabalho dessa magnitude não podera ser prejudicado se não forem encontrados proficionais no mercado.
    Infelismente nosso país não oferece um grande número de universidades públicas com cursos voltados para esta area, diante disto deverá ser utilizada mão-de-obra estrangeira.
    Os investimentos serão altíssimos, profissionais serão procurados, mas é necessário em primeiro lugar que estes sejão capacitados.
    rave-fj@hotmail.com

  11. Ravena Almeida

    Concordo plenamente com Glau. Se o lucro obtido com esse investimento não for reenvestido e direcionado para as classes menos favorecidas, a cituação que já não é das melhores, irá se tornar cada vez mais preocupante.
    Assim como um efeito dominó a pobreza será aumentada gradativamente e chegará a um ponto em que reverter a situação será quase impossível, portanto é necessário investimentos desde o início.
    Visto que, aproximadamente, em 2016, o país já estará explorando fortemente o petróleo na camada Pré-Sal e que provavelmente o presidente não será o mesmo do dias atuais, seria necessário e imprescindível que o governante eleito tenha visão adminstrativa, voltando suas atenções não só para o mercado externo quanto para mercado interno, que também será muito valorizado com tal investimento.

  12. Eu tô muito feliz por esta descoberta porque eu queria fazer um curso e, não sabia qual optei pelo petróleo e gás estou vendo que vai dar resultado.

  13. parabens petrobras pela
    descoberta do nosso petroleo
    nos somos o escolhido para ser
    donos do petroleo de maior qualidade.

  14. vi uma reportagem dizendo que numa área do tamanho do Estado de Sergipe, no deserto do Saara, norte da África, tem potencial para produzir energia elétrica para os quinhentos milhões de habitantes da Europa, ou seja, energia renovável!
    Então pergunto, o mundo no nível de poluição com as emissões de carbono já existentes, seria inteligente produzir mais petróleo? E ao custo que estão divulgando?
    Não seria mais inteligente, talvez, investir em energia renovável, com tecnologia já existente e não ir na contramão da energia limpa???

  15. Júlio César (sem palavras)

    A energia a que me refiro, é energia solar, com tecnologia já existente. É bom que saibam também que a energia limpa já é utilizada como fonte energética de países como Dinamarca (energia eólica) e outros países… o petróleo é fonte de energia não renovável, emissor de carbono e poluente potencial da superfície e atmosfera da Terra. Será que é isso que queremos para os nossos filhos e netos? Será que temos que fazer o jogo dos EUA, que não estão nem aí para a poluição do planeta e consomem os recursos naturais na proporção de 30×1? Racionalizemos…

  16. luciano miranda

    A minha dúvida é se essa riqueza trará benefícios a toda a população ou se ela ficará restrita a uma pequena parcela da população a exemplo da nossa covarde concentração de renda. Pois não adianta nada o país enriquecer numa magnitude inesperada e a grande maioria da população tentar sobreviver com um salário mínimo vergonhoso. Essa riqueza deve ser igualmente dividida e não ser mais uma mazela de desigualdade em nosso país onde aumenta-se de tudo, menos o salário dos mais pobres.

  17. obrigada pela oprtunidade de está trabalhado com o meio-ambiente da reserva da biosfera do cinturão verde de saõ-paulo.
    eu sou uma jovem que trabalhar nessa aréa de preservar o meio-ambiente de embu-guaçu e poder conhecer o ambiente da minha cidade eu amo plantar arvóres no parque da varzéa e eu já tou vendo que o meu futuro está garantido por que fiquei encentivada pela o meio-ambiente preservar pra mim agora é tudo
    continue assim tirando os jovens de maus caminhos e encentivando para proteger o mundo em que vivemos.
    e por causa disso eu sou uma jovem responsavél agora que busco uma vida não só pra mim mais para todos e melhor com meio-ambiente

  18. laercio b.silva

    com certeza é muito recurso para muita poluição. consequentemente trará enormes problemas para a saúde da população, o ideal seria que fosse investido em energia limpa: solar, eolica, etc…, que se investe muito pouco. também na educação do povo, quanto ao uso ideal e racional dos recursos naturais e energia.

  19. Apos a “descoberta” do Pre Sal, em qual posiçao o Brasil ocupa na reserva de Petróleo?

  20. sandra marques

    obrigada, todas essas informações foram bem explicadas, sou estudante de enfermagem, e uma das matérias da ultima prova e sobre o pré-sal, eu estava com várias duvidas sobre o tema.

  21. O Pré -Sal apenas comprova a tese que Deus é brasileiro, somos hoje iguais o oriente médio, e melhor, não teremos guerras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*