É um Programa do Governo Federal a Farmácia Popular criado em 2004 com a intenção de atender os anseios da população e ampliar o acesso a medicamentos essenciais.



O programa tem o intuito de fornecer a população em geral os medicamentos essenciais para a vida do cidadão. Os medicamentos são vendidos por meio de Farmácias próprias a preço de custo e constam na lista, diversos medicamentos para auxiliar a população.
Entre eles estão: analgésicos, anti-hipertensivos, medicamentos para diabetes, colesterol, gastrite, pressão alta, asma etc.

No Brasil são  mais de 515 Farmácias Populares próprias em mais de 405 municípios, perfazendo uma média de 950 mil atendimentos por mês. Com implemento por meio da parceria do Ministério da Saúde, Fiocrus, os Estados e Municípios e também instituições filantrópicas.

Umas da mais importantes iniciativa, do programa, é a parceria com as farmácias privadas – Aqui tem Farmácia Popular – que oferece os três tipos de medicamentos mais importantes para: diabetes, hipertensão e anticoncepcionais – fornecidos por laboratórios particulares. Esta iniciativa foi criada em 2006 e oferece medicamento subsidiado, ou seja o Governo paga a conta, em até 90% pelo Governo Federal e o cidadão paga somente o restante 10% do valor de referência.

Nesta iniciativa são mais de  6.000 mil empresas credenciadas, perfazendo um total de 1,6 milhão de atendimentos por mês, em média. A meta do Governo é chegar a mais de 20 mil parcerias.

Se você é um dos brasileiros que necessita de medicamentos que estão na lista da farmácia popular procure a mais próxima e aproveite os valores em conta ou até mesmo a gratuidade por completo. Confira!