Ovos de chocolate caseiro

A tradição de presentear com ovos de páscoa caseiro é bem antiga. Este costume de dar e receber ovos começou com egípicios, persas e chineses, eles trocavam ovos naturais pintados, afim de festejar a origem da vida, a criação e a fecundidade.
Para a religião cristã a Páscoa significa vida, e ressureição de Jesus Cristo. Os ovos de Páscoa significam que aparentemente está morto, contudo contém vida que aparece subitamente.



Os ovos naturais só foram substituídos pelos ovos de chocolate após vários séculos, em suma a partir do século XVIII, por jovens franceses que com muita criatidade inventaram esta atração de encher os olhos, e  a tradição continua até hoje.
O processo artesanal de fazer chocolates exige paciência e dedicação, além é claro de você pode estar presenteando parentes e amigos, podendo assim tirar um bom lucro vendendo-os.
Com esta crise afetando os bolsos de todos nada melhor que economizar e, por que não uma terapia, é e uma terapia prazerosa, pois  confeccionar ovos de chocolates caseiro faz bem para a mente.

Você pode criar um diferencial , criar aviões, casinhas, corações,

coelhinhos etc.
Mas se você  é iniciante , faça uma receita simples e muito tradicional, após adquirir mais habilidades você pode estar criando ovos mais elaborados.
Depois é só fazer uma bela embalagem caprichar no recheio do ovo e correr para o abraço, pois você com certeza vai receber muitos…
Procure sempre chocolates de qualidade, saborosos e de preferência hidrogenados.

Você vai precisar dos seguintes materiais:
– Pirex de vidro (para derrter o chocolate)
– Uma espátula de meta
– Uma colher de plástico
– Forma de silicone ou plástico
– Papel manteiga
– Uma assadeira para levar o chocolate para secar na geladeira
Estes utensílios você encontrar nas casa para festas.
Para o ovo de Páscoa de meio quilo:
– 500 gramas de chocolate ao leite

Como fazer:

Com uma faca pontuda quebre a barra de chocolate em lascas.

Em seguida leve para o microondas por 3 minutos em potência alta. Isso vai garantir que o chocolate derreta por igual sem que fique com pelotas.


Depois de derreido, pespeje o chocolate no mármore, e com uma espátula faça movimento de vai e vem para esfriar.

Quando o chocolate estiver frio, volte ele para o pirex, a temperatura

estará no ponto mcerto para trabalhar.

Com o auxílio de uma colher vá despejando o chocolate no molde> use a parte de tras da colher para espalhar o chocolate uniformemente.

Tire o excesso do chocolate do molde. Limpe as bordas com a espátula,
leve à geladeira. Depois de 1 minuto, tire da geladeira e passe outra camada de chocolate. Voce deve repetir a operação até o ovo chegar na espessura desejada. O ideal é repetir a operação por mais de três vezes, sendo que na última o ovo deve permanecer na geladeira por três minutos,em uma assadeiraq forrada com papel manteiga eo molde emborcado sobre a mesma.

Após os três minutos, tire os moldes da geladeira, uma dica para saber se está seco. Olhe no fundo da forma se estiver transparente, é a hora de desenformar.

Antes de desenformar limpe as bordas a forma com uma faca. 


Faça uma leve pressão no fundo do molde. O chocolate solta sozinho: não unte a fôrma, não molhe como se fosse desenformar gelo.

Com muita delicadeza retire as sobras para que as bordas fiquem lisinhas.

Se estiver calor, segure o ovocom um pano limpo e úmido e que não sote pêlos. isso é para não ficar marcado as digitais no ovo.

Fonte e fotos: jfservice

chocolate coelhinhos ovos de chocolates caseiro páscoa presente religião cristã

Artigos Relacionados

3 comments

  1. iga aaaa muito bommmmmmm

  2. igaaaaaaaaaaaaaaa muito bommmm bjsssss???

  3. Juliana Rodrigues

    Olá! Estava com uma dúvida, mas perguntei a um amigo e ele me esclareceu, acho que pode ser útil para vocês: Como posso saber quando o chocolate atinge a temperatura correta? Meu amigo me indicou este termometro: http://www.lojatudo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1732&IDProduto=1791499&origem=twt
    paguei baratinho e chegou rápido. Recomendo.
    Beijos e boa Páscoa a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*