Photobucket

Os adolescentes possuem traços marcantes na sua personalidade como a inquietude e a irreverência, transferindo tudo para o cenário do seu quarto onde irá dormir.
Os adolescentes nesta fase de suas vidas, fazem do próprio quarto um local só deles.
Passa a ser um local onde se estuda, assistem TV, lancham e recebem os amigos.
Não é um lugar onde só se entra para descansar.



 

Os adolescentes estão sempre por dentro dos lançamentos na área da tecnologia.
Por isso eles costumam ter seus quartos equipados com todo tipo de aparato: som, TV de LCD, computadores (com CPUS com inúmeros desenhos, personalizadas, coloridas) assim como vários outros tipos de equipamento, segundo nos ensina a designer Rosângela Queiroz. Os armários são bem posicionados, suas dimensões oferecem muito conforto, tendo o apoio de cadeiras com uma boa organização.

Não gostam de perder tempo procurando o controle remoto. São exigentes, querem espaços para que possam guardar suas roupas mais facilmente, materiais de escola, diferentes tipos de projetos, conta a arquiteta Rubiana Teixeira.
Muitos aderem uma poltrona, as vezes cadeira ou até mesmo pufes para que o ambiente não fique monótono. Papéis de parede, pisos de pedra, tapetes são itens considerados pela arquiteta Edmara Cavalcanti essenciais para que se transforme um quarto para adolescentes. Tem que ser um ambiente onde que tenha uma peça de madeira que enfeite o local. O temperamento não está em conjunto com o modo de ser dos jovens e nem como estão situados no mundo.

Photobucket

Um visual mais arejado é o que buscam as meninas e também os meninos.
Tanto elas como eles adoram esparramar pelo quarto, fotos, um cantinho para os recados, lembranças de viagens. Alguns acessórios como por exemplo o telefone deve ficar marcado como um toque mais ousado com peças que possuem formas especiais.
Existem também outros tipos de objetos como: mesas de formas inusitadas, móbiles em várias cores, quadros e pôster estão com força total compondo um ambiente mais leve e descontraído. Quanto a iluminação ela é cênica, exata, onde é possível oferecer uma variedade de tons e de graduações intensas no fluxo da iluminação.

Atendendo o estado de espírito que a pessoa se encontra naquele determinado momento: se a pessoa está concentrada para estudar e também se está um clima para uma diversão entre amigos. Se vizinhos não acreditam no talento musical de seu filho e a turma dele, invista então numa boa acústica dando uma melhor aparência as paredes.
Sancas, abajures, luminárias de colunas se encaixam perfeitamente como resultados inteligentes na iluminação de quartos para adolescentes.

Os adolescentes procuram projetos que deem prioridades ao espaço onde circulam, imagens maiores, espelhos, cama de casal, segundo diz a arquiteta Cynara de Siqueira.
As impressões nas paredes e nas portas imitam os emblemas do esporte, motos, carros, instrumentos de músicas que fazem parte dos pedidos para que o ambiente tenha um toque de masculinidade. No top da lista de prioridades, o que comanda são móveis e acessórios que façam análise de tons prata, preto e branco.

No caso das adolescentes elas apelam para ambientes que enaltece os tons de lilás. Aquelas mais ligadas vão ainda mais além escolhendo tons de açaí.
Para criar um ambiente distraído e bem-humorado, elas escolhem móbiles, espelhos enormes, lustres de cristal. Aquelas mais românticas costumam optar pelos bichinhos de pelúcia gigantescos ou até mesmo toy artes que são irreverentes.
No final o efeito é o mesmo, estão sempre buscando transparecer um clima de harmonia e de bom humor.

Photobucket

Photobucket