Tecnologia 3G Para 4G

tecnologia 3G

A tecnologia 3G nem bem está atuando em todos as regiões do Brasil. E já estão querendo adotar a quarta geração tecnologia 4G. Isso para evitar o que aconteceu com 3G, com o atraso na decisão da Anatel de realizar o leilão das frequências mais velozes no Brasil.

A tecnologia 3G veio pela Claro com a frequência de 850MHz, isso em novembro de 2007.  Em dezembro do mesmo ano que a  Anatel leiloou as frequências 2100MHz e 1.900MHz para melhorar a velocidade ofertada por outras operadoras. E estas operadoras, bem como o órgão regulador, terão que evoluir estas redes. Para isso terão que adotar a tecnologia Long Term Evolution – LTE.

Os EUA, Japão, Coréia, Europa as operadoras já pautaram a adoção do LTE. A Ericsson, fornecedora de infra-estruturar de telecomunicações, anunciou a assinatura de contrato de uma rede comercial LTE coma operadora sueca TeliaSonera.
Com isso, o 4G com a tecnologia LTE, trarão mais banda e um  tempo muito menor de espera da rede.
Em uma escala evolutiva, o LTE viria a ser adotado depois de toda a família HSPA, que já vem sendo substituindo a tecnologia WCDMA. Que no Brasil algumas operadoras já adotaram tanto o WCDMA quanto a HSDPA, incrementando a velocidade do download, com picos de até 14.4Mbps.

A tecnologia LTE é uma nova família de tecnologias, sendo baseada na tecnologia OFDMA, usada, por exemplo, na base das aplicações de TV Digital e Wi-Fi. Que a tecnologia WCDMA ao HSPA Plus, a família é baseada em CDMA, que chega ao seu limite teórico de capacidade de transmissão sem fio.
O LTE usa outras frequência que são novas. Esperando, para o fim de 2010, a padronização das tecnologias de 4G.

Agora, no Brasil, para recebermos as primeiras redes LTE 4G é necessário o reconhecimento das faixas de frequências, que as escolhida foi a da Europa ( 2.6HZ ). Só que a Anatel precisa reservar esta faixa, uma vez que ela está sendo usada pela tecnologia MMDS ( Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal), a da TVs a cabo.
Fonte: globo.com

Anatel tecnologia 3G tecnologia 4G tecnologia lte

Artigos Relacionados

One comment

  1. se alguma gigante de telefonia pegar o 4g, já era. Monopolio, ma qualidade, precos altos e tudo de ruim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*