Um ótimo passeio é fazer turismo nas trilhas do Parque Estadual de Vila Velha no Paraná, principalmente para aquele fim de semana, por ser perto dos centros urbanos de São Paulo e Paraná.
O Parque de Vila Velha no Paraná apresenta muitas atrações raras para pessoas que gostam de fazer trilhas e andar um pouco. São belíssimas formações rochosas de arenito esculpidas pelo tempo, chuva e vento, naturalmente. As atrações são divididas em três tipos:
– As formações de Arenitos com formações esculpidas pelas “Mãos do Tempo”.
– As Furnas que são três crateras com formação vertical com 100 metros de altura erodidos, também, pelo passar dos anos, sendo metade delas, contendo um imenso lago interligado com a Lagoa Dourada.
– A Lagoa Dourada sendo a 3 km de Furnas e as suas águas possuem uma cor dourada natural ao entardecer, isso, por causa da reflexão da luz do sol, causada pela pedra mica em seu solo.
O parque foi um imenso mar interno no período Carbonífero (mais ou menos 340 milhões de anos), que depois de ser drenado, surgiu as formações de arenito, que depois exposto a luz do sol ficou avermelhado, formando uma proteção de óxido de ferro, como se fosse um cimentado.
A entrada é pela Rodovia BR 376 no km28 a partir de Ponta Grossa – mais informações pelo site: www.pontagrossa.pr.gov.br ou pelos fones: 42-3228-1138/3228.1539.
Como Chegar lá: procure no Google Maps a Cidade de Ponta Grossa que fica a 20 km do Parque na rodovia que vai para a capital Curitiba.
A hospedagem: você poderá ficar em Ponta Grosso, que é cidade mais perto; ou ficar acampado em camping próximo ao Parque.
Algumas observações para ficar atento ao visitar o Parque:
– Como há existência de cobras no Parque, então ao pegar algo no chão, agachar para ver algo, andar fora da trilha, tenha cuidado.
– O número de Quatis é grande procure não alimentá-lo, pois eles poderão ataca-lo ou não sair do seu “Pé” kkk.
– Não esqueça de visitar a Furnas 1 que é a mais bonita e profunda,
– O guia do Parque é pago (é barato) que pode ser pago em grupo.
Então coloque sua mochila nas costas e comece já fazer os planos para ir a este monumento geológico, aproveite os momentos e desfrute de paisagens e locais deslumbrantes.